Header Ads

CASA 2

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA


Para os iniciantes ou descobridores da fisioterapia daremos uma definição bem básica: a gineco-obstetrícia é a área de ginecologia que trabalha com os distúrbios funcionais que acometem o assoalho pélvico. Porém, mesmo sendo muito importante, esta área é pouco conhecida, por isso explicaremos melhor o assunto. Para tanto vamos iniciar definindo as duas áreas separadamente....
A ginecologia é a área que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. A palavra ginecologia significa  “ciência da mulher”, sendo assim, a ginecologia trata integralmente da área feminina.
Já a obstetrícia estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e a fase do pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. A obstetrícia também analisa o desenvolvimento do feto, assim como prioriza a assistência dada às mulheres no período da gravidez e pós-parto.
A fisioterapia é muito importante pois atua em algumas patologias relacionadas à gineco-obstetrícia como: incontinência urinária, vaginismo, endometriose, tensão pré-menstrual, dismenorréia, dor pélvica crônica, entre outros. Algumas técnicas fisioterápicas como a eletroterapia e a cinesioterapia podem ser utilizadas visando a conscientização corporal durante estas doenças.
A fisioterapia ainda pode atuar no período gestacional, a fim de tratar as alterações posturais decorrentes da gestação. A minimização do edema gestacional também pode ser promovida quando utilizada a drenagem linfática manual. A preparação da gestante para o período pós-parto também é feita através da fisioterapia, com exercícios de fortalecimento de períneo e músculos abdominais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.